Home
100 Mensagens Sobre Saúde para Crianças Aprenderem e Compartilharem são mensagens educacionais simples e confiáveis sobre saúde, direcionadas para crianças entre 8 e 14 anos de idade, incluindo, portanto, pré-adolescentes entre 10 e 14. Garantir que pré-adolescentes com idades entre 10 e 14 estejam bem informados é extremamente importante e útil, uma vez que essa faixa etária é, muitas vezes, responsável por cuidar de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão fazendo para ajudar suas famílias dessa forma.
As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Resfriados e Doenças, Vermes Intestinais, Água e Saneamento, Imunização, HIV e AIDS e Acidentes, Ferimentos e Desenvolvimento na Primeira Infância. Essas mensagens simples de saúde foram feitas para pais e educadores da saúde usarem com crianças em casa, nas escolas, em associações infantis e clínicas.
As mensagens foram desenvolvidas e revisadas por educadores da saúde e peritos médicos. Dessa forma, continuam corretas mesmo que sejam traduzidas e adaptadas. Foi tomado um grande cuidado para garantir que as mensagens de saúde fossem, o mais possível, precisas e atualizadas. Os educadores da saúde usam essas mensagens para criar atividades educacionais nas salas de aula e em outros projetos, além de as usarem para estimular discussões e outras atividades.
Por exemplo, depois de aprender sobre uma mensagem de como lavar as mãos apropriadamente, as crianças podem perguntar umas às outras e às suas famílias: “Por quais razões as pessoas da sua família e da sua comunidade acham difícil lavar as mãos corretamente?”. Crianças conversando sobre o assunto e decidindo juntas como elas podem resolver problemas, assim se tornando agentes de mudança, é o que mostra o verdadeiro valor por detrás do aprendizado das mensagens de saúde. A mensagem é como uma porta aberta para a discussão e para pôr o aprendizado em prática.
Pais e professores podem pedir para as crianças memorizarem as mensagens de saúde. Ou então, as crianças podem criar passos para ajudá-los a memorizarem cada mensagem. Pequenos prêmios podem ser usados como recompensa para as crianças que aprenderam e compartilharam uma mensagem de saúde com outras pessoas. Por exemplo, uma fita ou um pedaço de tecido colorido podem ser dados como prêmios. Dessa forma, as crianças podem amarrá-los a um palito e criar um Palito Arco-Íris para mostrar as mensagens de saúde que eles já aprenderam e compartilharam.
100 Mensagens Sobre Saúde para Crianças Aprenderem e Compartilharem foi criado pela organização Children for Health, uma pequena ONG situada em Cambridge, no Reino Unido. A organização Children for Health trabalha com parceiros de educação em saúde em todo o mundo. As mensagens de saúde foram avaliadas por especialistas na área de educação em saúde e na área médica e estão disponíveis no site ORB.
1
Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 1: CUIDADOS COM BEBÊS
- Faça brincadeiras, abrace, converse, ria e cante com bebês e crianças pequenas o máximo quepuder.
- Bebês e crianças pequenas ficam irritadas, com medo e choram facilmente e elas nãoconseguem expressar o que estão sentindo. Seja sempre carinhoso.
- Crianças pequenas aprendem rápido: como andar, como fazer sons, comer e beber. Ajude-as,mas também as deixe cometer erros.
- Meninas e meninos são importantes na mesma medida. Trate todos bem, especialmenteaquelas crianças que estão doentes ou que têm alguma deficiência.
- Crianças pequenas copiam o que as pessoas que estão a sua volta fazem. Tome conta de simesmo, se comporte bem perto das crianças e dê o exemplo.
- Quando crianças pequenas choram, sempre há uma razão (fome, medo, dor). Tente descobrira causa.
- Ajude as crianças pequenas a aprender brincando com números e jogos de palavras, pintandoe desenhando, na escola. Conte histórias, cante músicas e dance.
- Em um grupo, observe e anote em um caderno como os bebês se desenvolvem e quando elestêm suas primeiras experiências como falar, andar e conversar.
- Ajude a prevenir doenças auxiliando cuidadores e crianças mais velhas a cuidar dos bebês edas crianças pequenas conferindo se estão limpos (especialmente as mãos e o rosto), se estãobebendo água potável e comendo alimentos saudáveis o suficiente.
- Dê amor e carinho para os bebês e para as crianças, mas não se esqueça de que vocêtambém é importante.
Essas mensagens de saúde foram avaliadas por especialistas na área de educação em saúde e na área médica e estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas ideias de atividades para fazer com as crianças para que entendam mais sobre o assunto e compartilhem com outras pessoas.
Cuidados com bebês: O Que As Crianças Podem Fazer?
- DIVULGUE as mensagens sobre Cuidados com bebês usando as suas próprias palavras e no seupróprio idioma!
- MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
- COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
- DIVIDA em grupos de “meninos” e “meninas”; faça com que os meninos joguem jogos demeninas e as meninas joguem jogos de meninos. Depois, peça a ambos os grupos que discutamos jogos. Por exemplo, você concorda que os jogos sejam chamados de jogos DE MENINOS ou DEMENINAS? Por que sim ou por que não?
- DISCUTA o que é um “bom” ou “mau” comportamento em casa ou na escola e porque sãoconsiderados dessa forma.
- FAÇA cartazes para mostrar aos outros o que sabem sobre este assunto.
- ORGANIZE competições de fabricação de brinquedos como móbiles, chocalhos, blocos deconstrução, bonecos, animais e livros ilustrados – em casa, na escola ou em gruposcomunitários.
- FAÇA desenhos e cartazes para mostrar passos simples para prevenir doenças, como lavar asmãos com sabão, imunização e alimentação balanceada.
- CRIE uma pequena peça de teatro sobre cuidadores brincando com crianças pequenas. Eles podem representar o diálogo entre duas mães: uma que acredita que crianças devem ficarquietas e uma que acredita que crianças devem brincar para serem saudáveis! Faça mímicas/encene uma emoção/sentimento apenas com gestos e expressões faciais para que outrascrianças adivinhem qual é o sentimento ou emoção.
- PERGUNTE a pais e avós o que faz os bebês chorarem e rirem e compartilhe com a classe o queeles descobriram.
- Uma classe ou grupo pode “ADOTAR UM BEBÊ” da comunidade local. A mãe visita o grupotodo mês para compartilhar como o bebê está crescendo.
- INVENTE uma música para descrever etapas simples para prevenir doenças, como manter-selimpo e beber água potável e cante-a em casa com os irmãos mais novos.
- Crianças MAIS VELHAS entrevistam os pais e perguntam o que foi mais difícil para eles aocuidar de seus bebês e crianças pequenas, e o que mais os ajudou.
- PEÇA a um profissional de saúde ou a um professor de ciências para lhe contar mais sobrecomo o cérebro de um bebê se desenvolve.
- As crianças MAIS VELHAS podem pedir aos idosos da comunidade que lhes ensinem canções, histórias e jogos, e cantem canções para bebés e crianças mais novas.
- AS CRIANÇAS podem perguntar aos adultos o que eles acham que é importante fazer paraevitar que os bebês contraiam doenças.
Para mais informações, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.
2
Aqui estão as 10 mensagens no Tópico 2: TOSSES, CONSTIPAÇÕES & PATOLOGIAS
- Fumo dos fogos de cozinha tem pequenos partículas que podem entrar nos pulmões e causar doenças. Evite o fumo ao cozinhar fora ou onde o ar fresco possa entrar e o fumo possa escapar.
- Fumar tabaco torna os pulmões fracos. Respirar o fumo de outras pessoas a fumar também é prejudicial.
- Todos ficam com tosse e constipações. A maioria melhora rapidamente. Se uma tosse ou constipação durar mais de 3 semanas, vá a uma clínica.
- Existem tipos de germes chamados bactérias e outros chamados vírus. Vírus causam a maioria das tosses e constipações e não podem ser mortos usando medicamentos.
- Os pulmões são a parte do corpo que respira. Tosses e constipações tornam os pulmões fracos. A pneumonia é um germe bacteriano que causa doenças graves em pulmões fracos.
- Um sinal de pneumonia (uma doença grave) é a respiração rápida. Ouça a respiração. Observe o peito subir e descer. Outros sinais são febre, indisposição e dor no peito.
- Uma criança com menos de 2 meses de idade com uma frequência respiratória de 60 fôlegos por minuto ou mais deve ir a um profissional de saúde RÁPIDO! A respiração rápida em crianças de 1 a 5 anos é mais do que 20 a 30 fôlegos por minuto.
- Uma boa dieta (e amamentar bebés), uma casa sem fumo e a imunização ajudam a prevenir doenças graves como pneumonia.
- Trate a tosse ou a constipação ao manter-se aquecido, beber bebidas saborosas com frequência (como sopa e sumo), descansar e manter o nariz limpo.
- Impeça as tosses, constipações e outras doenças de se espalharem de uns para outros. Mantenha as mãos e os utensílios de comer e beber limpos e tussa no papel.
Estas mensagens de saúde foram revistas por especialistas em saúde e médicos especialistas, e estão disponíveis no
sítio sobre saúde da ORB.
Aqui estão algumas ideias de actividades que as crianças podem fazer para entender mais sobre o assunto e partilhar as mensagens com outras pessoas.
TOSSES, CONSTIPAÇÕES & PATOLOGIAS: O Que as Crianças Podem Fazer?
- FAZER as nossas próprias mensagens sobre Tosses e Constipações & Patologias nas nossas próprias palavras e na nossa própria linguagem!
- MEMORIZAR as mensagens para que nunca as esqueçamos!
- PARTILHAR as mensagens com outras crianças e as nossas famílias!
- FAÇA um esboço da sua casa. Onde está esfumaçado, onde não está? Onde é seguro para as crianças pequenas brincarem longe do fumo?
- FAÇA um cartaz para incentivar os pais a levar os seus filhos para a imunização contra doenças perigosas, como sarampo e tosse convulsa.
- FAZER uma música sobre pneumonia e partilhar com a nossa família e amigos!
- FAZER um Pêndulo com uma corda e pedra para ajudar-nos a contar quando a respiração é rápida e quando é normal, e mostrar o que aprendemos às nossas famílias.
- FAZER o nosso próprio jogo sobre amamentação de bebés.
- FAZER uma brincadeira sobre manter-se fresco quando febril e aquecer-se quando constipados.
- FAZER uma Torneira Suspensa para casa e escola para ajudar a lavar as mãos com sabão antes de comer e depois de usar a casa de banho.
- APRENDER a lavar as mãos com água e sabão para impedir que os germes se espalhem e proteger-se contra tosses e constipações.
- TESTAR o nosso conhecimento sobre pneumonia ao imitar diferentes cenários que podem ser pneumonia ou constipação.
- PERGUNTAR quais são os sinais de perigo para pneumonia? Partilhar o que aprendemos com as nossas famílias.
- PERGUNTAR onde é proibido fumar? A sua escola é livre do fumo?
- PERGUNTAR o que nos faz respirar rápido? Podemos medir nossa respiração para aprender a identificar a respiração acelerada quando alguém está em perigo de contrair pneumonia.
- PERGUNTE quais são as novas e antigas formas de tratamento de tosses e constipações?
- PERGUNTE como os germes se espalham? Aprenda ao brincar O Jogo do Aperto de Mão.
Para mais informações sobre a Torneira Suspensa, o Pêndulo ou o jogo do Aperto de Mão, ou para qualquer outra informação, por favor contacte
www.childrenforhealth.org ou
clare@childrenforhealth.org.
3
Aqui estão as 10 mensagens no Tópico 3: VACINAÇÃO
- Milhões de pais em todo o mundo, todos os anos, garantem que seus filhos cresçamfortes e estejam protegidos de doenças ao levá-los para vacinação.
- Quando você está doente com uma doença infecciosa, um germe minúsculo e invisível entraem seu corpo. Este germe produz mais germes e impede que seu corpo funcione bem.
- Seu corpo possui protetores especiais semelhantes a um soldado, chamados de anticorpos,que combatem os germes. Quando os germes são mortos, os anticorpos permanecemem seu corpo prontos para lutar novamente.
- Através da vacinação, são colocados antígenos em seu corpo (por injeção ou pela boca).Eles ensinam seu corpo a produzir anticorpos, aqueles protetores especiais como soldados,para combater doenças.
- Algumas vacinas devem ser administradas mais de uma vez para ajudar seu corpo aproduzir anticorpos suficientes para protegê-lo contra uma doença.
- Doenças horríveis que causam sofrimento e até morte, como sarampo, tuberculose,difteria, tosse convulsa, poliomielite e tétano (e muito mais!), podem ser evitadas com avacinação.
- Para proteger seu corpo, você precisa ser vacinado antes que a doença ataque.
- Para proteger as crianças imediatamente, as vacinas são dadas logo enquanto são bebês. Seum bebê perder a chance, ele poderá ser imunizado mais tarde.
- As crianças podem ser vacinadas em momentos diferentes para doenças diferentes.Descubra quando e onde sua comunidade vacina crianças.
- Se os bebês ou crianças pequenas não estiverem bem no dia da vacinação, eles ainda podemser vacinados.
Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre otópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.
VACINAÇÃO: O Que as Crianças Podem Fazer?
- DIVULGUE as mensagens sobre VACINAÇÃO usando as suas próprias palavras e no seu próprio idioma!
- MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
- COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
- FAÇA cartazes para dias de vacinação e ponha à mostra onde todos possam vê-los.
- CRIE uma peça de teatro sobre a luta contra doenças mortais que prejudicam crianças em sua povoado ou vila.
- CRIE uma história com fotos de super-heróis – Vacinas lutando contra doenças mortais para nos proteger.
- FAÇA um cartaz de uma ou mais doenças que podem ser prevenidas através da vacinação como a difteria, o sarampo e a rubéola, coqueluche, tuberculose, tétano e poliomielite
- INVENTE uma peça ou história sobre o Tio Anticorpo, um protetor gentil e forte que nos mantém seguros e bem.
- APRENDA sobre cada uma das doenças e compartilhe o que aprenderam com outras crianças e suas famílias.
- FAÇA um Cartão de Aniversário especial para um novo bebê e sua mãe com
as datas de suas vacinações para desejar-lhes um feliz e saudável primeiro ano de vida! - SAIBA mais sobre as muitas doenças contra as quais as vacinações nos protegem.
- SAIBA mais sobre como ajudar crianças com deficiência.
- FAÇA um Quiz para descobrir o quanto sabemos sobre imunização. Compartilhe com amigos e familiares.
- DESCUBRA quais vacinas precisamos tomar mais de uma vez. E ajude a ENCONTRAR crianças que não tomaram suas vacinas.
- DESCUBRA quais são os SUPERPODERES de uma doença e como a vacina derrota esses poderes.
- VERIFIQUE se todos em sua classe e seus professores já tomaram suas vacinas.
- DESCUBRA se há eventos especiais de vacinação ou dias e semanas de saúde em que todas as crianças e bebês podem ser vacinados.
- DESCUBRA se alguém da sua família deixou de tomar alguma vacina para que possa colocá-las em dia.
- PERGUNTE sobre a vacinação em seu país e QUANDO as pessoas podem ser vacinadas.
- DESCUBRA se alguém em sua família teve uma das doenças mortais e descubra que aconteceu com essa pessoa.
Para obter mais informações, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.
4
Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 4: MALÁRIA
- A malária é uma doença transmitida pela picada de um mosquito infectado.
- A malária é perigosa. Causa febre e pode matar, principalmente, crianças e mulheresgrávidas.
- Previna a malária dormindo sob redes mosquiteiras tratadas com inseticida que mata osmosquitos e os impede de picar.
- Os mosquitos da malária costumam picar entre o pôr-do-sol e o nascer do sol.
- Quando as crianças contraem malária, podem crescer e desenvolver-se maislentamente.
- Existem três tipos de pulverização de inseticida para matar os mosquitos da malária:nas casas, no ar e na água.
- Os sinais da malária são febre alta, dores de cabeça, dores musculares e de estômago ecalafrios. Testes e tratamentos rápidos salvam vidas.
- A malária pode ser prevenida e tratada com medicamentos, conforme orientação de umprofissional de saúde.
- A malária vive no sangue de uma pessoa infectada e pode causar anemia, o que a tornacansada e fraca.
- As pílulas anti-malária podem prevenir ou reduzir a anemia e amenizara doença em situações e locais em que existam muitos casos demalária na comunidade.
Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre o tópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.
MALÁRIA: O Que as Crianças Podem Fazer?
- DIVULGUE as mensagens sobre MALÁRIA usando as suas próprias palavras e no seu próprio idioma!
- MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
- COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
- FAÇA cartazes para mostrar a todos como a malária se espalha e como podemos nos juntar à lutapara prevenir a doença.
- INVENTE histórias ou peças de teatro sobre o ciclo da vida dos mosquitos para apresentar para outrascrianças.
- FAÇA cartazes para mostrar como usar e cuidar de mosquiteiros tratados com inseticida!
- CONTE histórias e faça cartazes para mostrar aos outros como prevenir a picada dos mosquitos.
- CRIE histórias ou dramatizações para mostrar como uma criança reconhece os sinais da malária emoutra criança e pede aos adultos que a levem para fazer um teste!
- CRIE histórias ou dramatizações sobre os sinais de malária e de anemia, sobre como os vermes levamà anemia e sobre como a malária também leva à anemia.
- FAÇA cartazes sobre alimentos ricos em ferro em nossa comunidade.
- AJUDE as crianças mais novas a ficarem debaixo da rede no momento em que os mosquitos estãoatacando!
- Certifique-se de que os mosquiteiros estão colocados corretamente e não têm buracos!
- CRIE histórias ou dramatizações sobre por que as pessoas gostam e não gostam de mosquiteiros e oque elas acreditam que os mosquiteiros fazem e não fazem!
- ORGANIZE uma campanha para mostrar às pessoas como usar mosquiteiros!
- CONVIDE um profissional de saúde para visitar sua escola e conversar com as crianças mais velhassobre mosquiteiros e testes de malária!
- USE música, dança e teatro para compartilhar as mensagens com outras pessoas!
- PERGUNTE: quantas pessoas na sua família já tiveram malária? Como podemos prevenir a malária? Como e quando pendurar e redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração (REMILDs) e usar telas nas janelas e como funcionam? Quando as pessoas podem obter REMILDs nacomunidade? Como a malária mata? Por que a malária é especialmente perigosa para mulheresgrávidas e crianças? O que os profissionais de saúde dão às mulheres que vão ter um bebê paraimpedir que contraiam malária e em que momento podem contrair a doença? Como o ferro ealimentos ricos em ferro (carne, alguns cereais e vegetais com folhas verdes) ajudam a prevenir aanemia? Como as pessoas podem se proteger e proteger umas às outras das picadas de mosquito?Como são chamados os testes especiais para verificar se a malária está presente no sangue?
Para obter mais informações, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.
5
Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 5: DIARREIA
- A diarréia é um cocô aguado que é feito três ou mais vezes ao dia.
- A diarreia é causada por germes que entram na boca através de alimentos ou bebidascontaminadas ou pode ser causada por tocar a boca com os dedos sujos ou por usar colheres oucopos sujos.
- A perda de água e sais (fluidos) enfraquece o corpo. Se os líquidos não forem repostos, adiarreia pode matar crianças rapidamente por desidratação.
- A diarreia pode ser prevenida com a ingestão de bebidas extremamente seguras, comoágua potável, ou ainda água de coco e água fervida do arroz. Os bebês precisam de leite maternoacima de tudo.
- Uma criança com diarreia pode ter boca e língua secas, olhos fundos, sem lágrimas, peleflácida e mãos e pés frios. Os bebês também podem ter um ponto mole afundado na cabeça.
- Crianças que fazem mais de cinco cocôs aguados por dia, apresentam cocô com sangue ou quetambém começam a vomitar DEVEM ser atendidas por um profissional de saúde.
- SRO significa Solução de Reidratação Oral. Encontre SRO em clínicas e farmácias. Misture-o corretamente com água limpa e segura para fazer a melhor bebida para a diarreia.
- A maioria dos medicamentos contra a diarreia não funciona, mas os comprimidosde zinco param a diarreia de forma mais rápida em crianças com mais de 6 meses. As bebidas SRO DEVEM ser fornecidas também.
- Crianças pequenas com diarreia precisam de comida saborosa e amassada sempre quepossível para tornar seus corpos mais fortes.
- A diarréia pode ser prevenida amamentando os bebês, com bons hábitos de higiene,vacinação (especialmente contra o rotavírus e sarampo) e garantindo que a alimentação sejasegura.
Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre o tópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.
DIARREIA: O Que as Crianças Podem Fazer?
- DIVULGUE as mensagens sobre DIARREIA usando as suas próprias palavras e no seu próprioidioma!
- MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
- COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
- FAÇA uma Armadilha de Moscas simples para manter as moscas que carregam os germes longede nossa comida.
- FAÇA um cartaz para mostrar aos outros os sinais de perigo de diarreia.
- CRIE uma pequena peça sobre quando precisamos chamar o profissional de saúde para ajudar.
- CRIE um jogo de tabuleiro para nos ajudar a aprender como parar a diarreia.
- FAÇA kits de primeiros socorros, que tenham SRO, para casa e para a escola.
- ENCENE duas mães falando sobre como ajudar seus bebês com diarreia a melhorar.
- JOGUE um jogo para descrever a foto de um bebê com diarreia para testar o que sabemos sobreos sinais de desidratação.
- OBSERVE como as plantas precisam de água para crescer – descubra o que acontece quando asplantas não recebem água.
- AJUDE a prevenir a diarreia, higienizando os lugares em que vivem e o seu próprio corpo.
- JOGUE O Jogo do Aperto de Mãos para descobrir o quão rápido os germes podem se espalhar.
- PERGUNTE: por quanto tempo seus pais foram amamentados? Como tratamos a diarreia emcasa com SRO e zinco? Quais são os sinais de perigo que significam que precisamos obter ajudade um profissional de saúde? Que bebidas são seguras quando temos diarreia? Como podemostornar a água segura para beber usando a luz solar? Quais bebidas são seguras quando nãotemos SRO? O que são disenteria e cólera e como se propagam?
Para obter informações mais específicas sobre como fazer uma Armadilha de Moscas, sobre O Jogo do Aperto de Mãos, sobre a esterilização de água ao sol ou qualquer outra coisa, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.
6
Aqui estão as 10 mensagens no Tópico 6: ÁGUA E SANEAMENTO
- Para lavar bem as mãos, use água e um pouco de sabão. Esfregue por 10 segundos,enxágue e seque ao ar ou seque com um pano / papel limpo, não em roupas sujas.
- Lave bem as mãos antes de tocar na zona T do rosto (olhos, nariz e boca), pois é por onde osgermes entram no corpo. Evite tocar na zona T sempre que puder.
- Lave as mãos ANTES de preparar alimentos, comer ou dar comida a bebês, DEPOIS defazer xixi, cocô ou limpar um bebê, ou ainda depois de ajudar alguém que está doente.
- Mantenha seu corpo e roupas limpas e frescas. Mantenha suas unhas e dedos dos pés,dentes e orelhas, rosto e cabelo LIMPOS. Sapatos / chinelos protegem contra vermes.
- Mantenha o cocô e o xixi de humanos e animais longe das moscas, responsáveis por espalhar germes. Use as latrinas ou privadas e depois lave as mãos.
- Mantenha seu rosto limpo e fresco. Lave bem com um pouco de água limpa e sabão demanhã e à noite e lave novamente se as moscas zumbirem perto dos olhos que podem estarpegajosos.
- Não deixe água limpa e segura em contato com mãos ou copos sujos. Mantenha-asegura e livre de germes.
- A luz solar torna a água mais segura. Filtre a água para uma garrafa de plástico e deixe por 6 horas até que seja mais seguro beber.
- Quando puder, use o sol para secar e destruir germes em pratos e utensílios, após alavagem.
- Mate ou reduza as moscas, mantendo a casa e a comunidade livres de lixo e sujeira. Armazene o lixo com segurança até que seja coletado, queimado ou enterrado.
Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre otópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.
ÁGUA E SANEAMENTO: O Que as Crianças Podem Fazer?
- DIVULGUE as mensagens sobre ÁGUA E SANEAMENTO usando as suas próprias palavras e noseu próprio idioma!
- MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
- COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
- APRENDA uma música para ajudar a todos a aprender como lavar as mãos.
- INVENTE e REALIZE uma peça para mostrar o que acontece com a Família Germe quando a Família Limpeza muda-se para a sua aldeia ou faz uma brincadeira sobre onde os germesgostam de se esconder.
- AJUDE seus irmãos e irmãs mais novos e certifique-se de que eles sabem lavar as mãoscorretamente.
- GASTE uma hora observando um grupo de pessoas e observe e registre quantas vezes elastocam seus rostos, suas roupas ou outras pessoas.
- PENSE em todas as maneiras como os germes podem se espalhar das mãos para o corpo.
- Trabalhem juntos em um plano para garantir que os banheiros da escola estejam limpos.
- APRENDA como limpar a água usando um filtro.
- FAÇA um plano para manter o complexo escolar limpo e sem lixo.
- INICIE um clube de higiene na escola.
- COMPARTILHE o que sabem sobre moscas, sujeira e germes com suas famílias.
- MANTENHA o reservatório de água limpo e coberto e use sempre uma concha para retirarágua, nunca com um copo ou as mãos. Mostre aos seus irmãos e irmãs mais novos como tirarágua de uma vasilha ou recipiente.
- Trabalhem juntos para fazer uma Torneira Improvisada!
- COMO fazer um Luva de Banho para reter o sabão para lavar nossos corpos.
- FAÇA uma Armadilha de Moscas com uma garrafa de plástico e um pouco de água com açúcarou cocô!
- AJUDE a fazer água limpa para beber em casa usando a luz solar.
- FAÇA um Filtro de Areia para limpar a água suja.
- FAÇA um mapa do abastecimento de água em sua comunidade e determine se ela é segurapara beber ou não.
- CONSTRUA um escorredor para panelas e pratos para que possam secar ao
- PERGUNTE: como mantemos nossas mãos limpas e livres de germe? Temos sabão paralavar as mãos em casa? Quanto custa o sabonete na loja local? Como manter nosso corpolimpo? Como escovar os dentes? De onde vêm os germes, onde vivem e como seespalham? Como as moscas vivem, comem e se reproduzem? Como as moscascarregam sujeira nas pernas? Quais são as nossas fontes de água? Como podemos tornara água suja segura para beber? Onde podemos conseguir garrafas de plástico? Que pano podeser usado como filtro de água? Que práticas de higiene os membros da família usam aopreparar os alimentos? Quais são os locais da casa ou da comunidade que podem ter maisgermes?
Para obter informações mais específicas sobre a Armadilha de Moscas, a esterilização de água ao sol, sobre como fazer o Filtro de Areia, a Luva de Banho ou a Torneira Improvisada, ou qualquer outra coisa, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.
7
Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 7: NUTRIÇÃO
- Para ter uma dieta equilibrada e saudável, coma alimentos variados e de tipos diferentes. VÁ,CRESÇA e BRILHE com corpos fortes e mentes felizes!
- A desnutrição significa má nutrição e acontece se comermos muito pouco, muito ou apenasfast food. Evite a desnutrição! Sente-se à mesa e coma comida de verdade o suficiente parase alimentar nas refeições, mas não exagere.
- Para verificar se bebês e crianças pequenas estão crescendo bem, observe e ajude a registrar comfrequência sua altura e peso em uma clínica, conforme as instruções de um profissional de saúde.
- Ajude a evitar danos ao longo da vida para crianças pequenas. Diga aos adultos para que ascrianças sejam examinadas se você observar que os braços ou o corpo parecem magros ou orosto ou pés inchados.
- Quando as crianças estão doentes, podem não comer bem. Dê-lhes bebidas saudáveis, porexemplo, leite materno, leite de animais ou sopa caseira. Além disso, dê mais quantidade decomida quando eles começarem a se sentir melhor.
- Seja uma campeã de leite materno! O leite materno é sempre fresco e limpo e o ÚNICO alimentoe bebida que um bebê precisa desde o nascimento até os 6 meses.
- Ajude a preparar e dar alimentos saudáveis aos bebês mais velhos (6 meses a 2 anos). Elesprecisam de leite materno, além de refeições e lanches de 3 a 4 vezes ao dia.
- Coma um arco-íris de frutas, vegetais incluindo folhas (de cores vermelha, laranja, amarelo everde). Eles contêm micronutrientes, pequenos demais para serem vistos, mas vitais para nossocorpo e mente.
- Lave bem as mãos com água e um pouco de sabão. Esfregue por 20 segundos, enxágue, agite eseque ao ar, depois de ir ao banheiro e antes de preparar alimentos e comer.
- Lave bem os alimentos frescos ao prepará-los. Coma a comida recém preparada imediatamente ougaranta que seja armazenada longe de moscas para torná-la segura para ser ingerida mais tarde.
Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre o tópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.
NUTRIÇÃO: O Que as Crianças Podem Fazer?
- TOME um café da manhã saudável todos os dias.
- COMA muitos alimentos coloridos e frescos todos os dias e todas as semanas.
- PEÇA mais ovos, feijões e alimentos frescos coloridos, como frutas e vegetais.
- FAÇA lanches saudáveis, como frutas ou batata doce.
- LAVE as mãos com sabonete depois de ir ao banheiro e antes de comer e ajude as criançasmenores a fazerem o mesmo.
- EVITE muitos alimentos fritos, bebidas açucaradas e petiscos.
- AJUDE a comprar alimentos e aprenda a LER E COMPREENDER os rótulos dos alimentos.
- APRENDA a preparar e cozinhar lanches e refeições saudáveis.
- DISCUTA quais comidas de rua são saudáveis / não saudáveis e por quê.
- (com um adulto) ADAPTE as mensagens de NUTRIÇÃO usando suas próprias palavras em seupróprio idioma. MEMORIZE as mensagens nutricionais e COMPARTILHE as mensagens commuitas outras pessoas.
- Crie uma HISTÓRIA ou SÉRIE de IMAGENS IMAGINÁRIAS para ajudar a lembrar asmensagens nutricionais.
- DESCUBRA e REGISTRE * Quais mães em sua comunidade amamentam seus bebês e por quê? * Como o leite materno muda conforme o bebê fica mais velho? * Quando as mamadeiras são perigosas para o bebê? * O que as mães dão aos bebês comoprimeiro alimento após 6 meses? * Com que freqüência eles amamentam em diferentesidades? FAÇA um gráfico com amigos para mostrar os resultados a outras pessoas.
- EXAMINE o gráfico de crescimento de um bebê com a ajuda de adultos (às vezes é chamado degráfico do Caminho para a Saúde).
- DESCUBRA o que as linhas significam. OBSERVE crianças pequenas e bebês sendo pesados emedidos e tenha os pesos representados em seu gráfico.
- DESCUBRA E REGISTRE * O que sua família come todos os dias / todas as semanas? * Quanta comida familiar é naturalmente colorida? * Todos em sua família obtêm variedadesuficiente de alimentos para IR, CRESCER e BRILHAR? * Há membros da família, especialmente velhos ou jovens, que precisam que outraspessoas OBSERVEM E COMENTEM sobre o quão pouca ou muita comida estão ingerindo? DESENHE E ESCREVA sobre os alimentos que comemos todos os dias durante uma semana.
- DISCUTA se há alguma criança que você conhece que está ou pode estar desnutrida e PLANEJE o que você pode fazer para ajudar.
- PERGUNTE E ESCUTE histórias sobre quando a comida deixou as pessoas doentes (porexemplo, comida armazenada por muito tempo).
- DESCUBRA e faça debates sobre tópicos como: * Como saber se uma criança está ficandodesnutrida * Quais alimentos ricos em micronutrientes estão disponíveis para a maioriadas pessoas na comunidade * Como preparar vegetais para que sejam saborosos * Por que éimportante comer alimentos naturalmente coloridos * Quais alimentos são bons para aspessoas comerem quando estão doentes e posteriormente * Os motivos pelos quais o Peito éoMelhor Jeito * Os métodos para manter os alimentos frescos, como secar ou engarrafar * Como saber se os alimentos estragaram e não são mais seguros para comer * Como ajudaruma criança que está doente a conseguir boa comida e bebida.
- OBSERVE * Como os alimentos são preparados e cozidos * Como os pratos e utensílios sãolavados e secos * Se for a pessoa que está cozinhando, lavar as mãos com sabão antes detocar nos alimentos.
- DESENHE um gráfico mostrando os alimentos que não são saudáveis para bebês e criançaspequenas e ESCREVA ao lado de cada imagem o porquê desses alimentos não seremsaudáveis (por exemplo, açúcar e calorias vazias).
Para obter mais informações, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.
8
Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 8: VERMES INTESTINAIS
- Milhões de crianças têm vermes vivendo dentro de seus corpos, em uma parte docorpo chamada intestino e é aí que o alimento que comemos é usado por nosso corpo.
- Diferentes tipos de vermes podem viver em nossos corpos: lombrigas, vermestricurídeos, ancilostomídeos e Schistosoma (que causa a esquistossomose). Existem outros também!
- Os vermes podem fazer com que nos sintamos doentes ou fracos. Eles podemcausar dores de estômago, tosse, febre e enjoos.
- Vermes vivem dentro de seu corpo, então você pode não saber que estão lá, mas, àsvezes, você pode vê-los em seu cocô.
- Os vermes e seus ovos entram em nossos corpos de maneiras diferentes. Alguns entramatravés da comida ou bebida, como água não potável. Outros podem entrar através dospés descalços.
- Matar vermes com vermífugos é fácil e barato. O comprimido é administrado porprofissionais de saúde a cada 6 ou 12 meses, ou mais, para alguns vermes.
- Ovos de vermes vivem em xixi e cocô. Use privadas ou livre-se do xixi e cocô comsegurança. Lave as mãos com sabão depois de fazer suas necessidades e seajudar alguém mais jovem para que os ovos de vermes não entrem em contato comsuas mãos.
- Impeça que os vermes entrem em seu corpo lavando as mãos com sabão depois defazer xixi ou cocô e antes de preparar alimentos, comer ou beber, lavar frutas e vegetaise calçar sapatos.
- Alguns vermes vivem no chão, portanto, sempre lave as mãos com sabão após tocá-lo.
- Ao regar vegetais ou frutas para comer, use água sem risco de contaminação por urina oufezes.
Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre o tópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.
VERMES INTESTINAIS: O Que as Crianças Podem Fazer?
- DIVULGUE as mensagens sobre VERMES INTESTINAIS usando as suas próprias palavras e noseu próprio idioma!
- MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
- COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
- USE “vote com os pés” para fazer nosso teste e descobrir o quanto você sabe sobreminhocas.
- ESCUTE uma história sobre vermes para que possamos entender como podemos impedir asua propagação, lavando nossas mãos e lembrando-nos de usar nossos sapatos.
- DESCUBRA como os alimentos são preparados em nossa escola e como o cozinheiromantém os alimentos seguros e livres de vermes.
- SEMPRE use a privada ou a latrina para impedir que os ovos de vermes se espalhem pelococô que entra no solo e na água.
- LAVAR as mãos adequadamente só é possível com água, sabão e panos ou toalhas limpos.
- FAÇA uma pesquisa para descobrir o que as pessoas de suas famílias sabem sobre vermes.
- INVENTE um teatro sobre Vermes Malvados e sobre como as crianças podem impedir queos Vermes Malvados contaminem a comida de sua família.
- FAÇA cartazes para mostrar como manter a comida segura e livre de vermes através dahigienização dos alimentos antes de comer vegetais crus e do cozimento adequado da carnee da preparação da comida.
- DESCUBRA como fazer uma Torneira Improvisada e um Posto de Lavagem das Mãos parasua família, sala de aula ou grupo.
- FAÇA uma música sobre como impedir a propagação de vermes ou sobre a lavagem dasmãos para nos lembrar quando e como lavar as mãos.
- FAÇA um cartaz para nos lembrar de lavar os vegetais e as frutas antes de comê-los ouprepará-los.
- FAÇA uma encenação ou show de marionetes sobre como podemos impedir a propagaçãode vermes.
- CRIE e JOGUE um jogo de palavras chamado Preencha as Lacunas para testar nossosconhecimentos sobre vermes ou CRIE e FAÇA um Quiz para descobrir se sabemos quandolavar as mãos antes de fazer algo e quando lavar as mãos depois de fazer algo. Use asperguntas abaixo para ajudar.
- PERGUNTE: como nossos corpos usam os alimentos que comemos? O quão longo é onosso intestino grosso? Como os vermes pegam nossa comida? O quão grande uma têniapode ficar? Quantos tipos de vermes você conhece? Que tipos de vermes são mais comunsonde você mora? Quais são os sinais de que você pode ter vermes? Onde você pode obterremédios contra vermes e quem precisa tomá-los? Quantos ovos um verme pode botartodos os dias? Os vermes podem tirar outros nutrientes, como a vitamina A, de nossoscorpos e também dos alimentos – você pode descobrir para que precisamos de vitamina A? Os bebês vermes são chamados de larvas. Quais larvas de verme entram em nossos corposatravés de nossa pele? Como usar a privada ou a latrina e se livrar do cocô com segurançaajuda a impedir a propagação de vermes? Nossa escola tem dias de desparasitação? Quedias são? Por que todo mundo toma vermífugo no mesmo dia? Quantas crianças nomundo têm vermes? Por que é importante impedir a propagação de vermes? Sobre nossosistema digestivo – como funciona e o que os vermes fazem para impedi-lo de funcionar? Quão pequeno é um ovo de verme? Qual é a menor coisa que você conhece? Comopodemos saber se a água está limpa ou suja? O que as plantas precisam para crescer? Como podemos fazer fertilizantes que sejam seguros para nutrir as plantas?
Para obter mais informações sobre como fazer a Torneira Improvisa, o Posto de Lavagem das Mãos, o jogo Preencha as Lacunas, ou por qualquer outra razão, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.
9
Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 9: PREVENÇÃO DE ACIDENTES E FERIMENTOS
- Áreas de preparo da comida são perigosas para crianças pequenas. Mantenha-as afastadasdo fogo e de objetos pontiagudos ou pesados.
- As crianças precisam evitar respirar a fumaça de incêndios, pois pode causar doenças etosse.
- Qualquer coisa venenosa deve ser mantida fora do alcance das crianças. Não coloquevenenos em garrafas vazias de refrigerantes.
- Se uma criança se queimar, coloque água fria na queimadura imediatamente até que a dordiminua (10 minutos ou mais).
- Veículos e bicicletas matam e ferem crianças todos os dias. Esteja atento a todos os veículose mostre aos outros como ficar seguro também.
- Esteja atento aos perigos para crianças pequenas, como facas, vidro, plugues elétricos, fios,pregos, alfinetes, etc.
- Impeça que crianças pequenas comam terra ou coloquem pequenas coisas na boca ou pertodela (por exemplo, moedas, botões), pois esses objetos podem bloquear a respiração.
- Impeça as crianças de brincar perto da água, onde podem cair (rios, lagos, lagoas, poços).
- Crie um kit de primeiros socorros para casa ou escola (sabonete, tesoura, creme desinfetantee antisséptico, algodão, termômetro, curativo adesivo/emplastros e SRO).
- Quando você for a algum lugar novo com uma criança pequena, esteja atento! Olhe epergunte sobre os perigos para crianças pequenas.
Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre o tópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES E FERIMENTOS: O Que as Crianças Podem Fazer?
- DIVULGUE as mensagens sobre PREVENÇÃO DE ACIDENTES E FERIMENTOS usando as suaspróprias palavras e no seu próprio idioma!
- MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
- COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
- FAÇA cartazes sobre como manter venenos em segurança: como armazená-los, etiquetá-los e mantê-los longe do alcance das crianças.
- FAÇA um kit de primeiros socorros que possamos usar se alguém se ferir.
- FAÇA brinquedos que sejam seguros para as crianças brincarem.
- FAÇA uma corda e uma bóia para o rio ou lago que possam ser usados em uma emergência.
- FAÇA um Posto de Primeiros Socorros para nossa escola.
- CRIE uma campanha de segurança para aumentar a consciência de todos sobre a segurança dascrianças.
- FAÇA uma pesquisa para descobrir onde em nossa comunidade há água que pode colocarcrianças em risco de afogamento e o que pode ser feito para mantê-las seguras.
- JOGUE o jogo Mas Por quê?, um jogo sobre acidentes em casa.
- PENSE em maneiras de tornar nossas casas mais seguras e compartilhe ideias com cartazes, músicas e peças de teatro.
- DESCUBRA com um profissional de saúde o que precisamos em um Kit de Primeiros Socorros para ter em casa e na escola.
- CRIE e JOGUE Identifique os Perigos, em um cartaz ou rascunho, e veja se podemos encontrartodos os riscos de acidentes.
- INICIE uma campanha para aumentar a conscientização sobre a segurança das crianças nas ruase estradas.
- FAÇA uma encenação sobre estar atento à segurança quando cuidamos deuma criança.
- APRENDA Primeiros Socorros básicos para que possamos ajudar em uma emergência, faça umaencenação para desenvolver e praticar nossas habilidades de primeiros socorros e compartilhá-lascom nossa família e amigos.
- MAPEIE e ENCONTRE quaisquer perigos para as crianças pequenas em suas casas.
- COMPARTILHE com adultos o que sabemos sobre os riscos de lesões em crianças pequenas.
- APRENDA o que fazer quando um bebê está sufocando e mostre aos seus pais, avós, irmãos eirmãs.
- APRENDA a identificar perigos comuns, lugares ou objetos que apresentem risco dequeimaduras, quedas, afogamento ou ruas/estradas movimentadas com trânsito.
- PERGUNTE: onde há riscos de queimaduras em casa? O que devemos fazer se alguém sequeimar? Como posso manter as crianças protegidas de coisas e líquidos quentes na cozinha? As pessoas mantêm bebês e crianças pequenas longe de perigos em nossa comunidade? – Como? Por que bebês e crianças pequenas correm mais risco de engasgar do que crianças maisvelhas ou adultos? Como podemos ajudar alguém que está se afogando sem nos colocar emrisco?
Para obter mais informações sobre como fazer a Torneira Improvisada, o que incluir em um Kit de Primeiros Socorros, um exemplo do cartaz Identifique os Perigos, ou por qualquer outra razão, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.
10
Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 10: HIV e AIDS
- Nosso corpo é incrível, e todos os dias aprendemos maneiras especiais de nos protegermoscontra doenças causadas pelos germes que respiramos, comemos, bebemos ou tocamos.
- O HIV é um germe chamado VÍRUS (o V é para VÍRUS). É um vírus especialmente PERIGOSO que impede o nosso corpo de se proteger bem de outros germes.
- Os cientistas criaram medicamentos que impedem o HIV de ser perigoso, mas ninguémencontrou uma maneira de removê-lo completamente do corpo.
- Depois de um tempo e sem medicamentos, as pessoas com HIV desenvolvem AIDS. A AIDS éuma doença grave que torna o corpo cada vez mais fraco.
- O HIV é invisível e vive no sangue e em outros líquidos do corpo produzidos durante o sexo. OHIV pode ser transmitido (1) durante o sexo, (2) de mães infectadas para bebês e (3) pelosangue.
- As pessoas se protegem de contrair o HIV por meio do sexo (1) não fazendo sexo, (2) mantendoum relacionamento fiel ou (3) fazendo sexo com preservativos (sexo protegido).
- Você pode brincar, compartilhar comida, bebida, dar as mãos e abraçar pessoas com HIV eAIDS. Essas ações são seguras e você não pegará o vírus dessa forma.
- Pessoas com HIV e AIDS, às vezes sentem medo e tristeza. Como todos, eles precisam deamor e apoio, assim como suas famílias. Eles precisam falar sobre suas preocupações.
- Para ajudar a si mesmas e a outras pessoas, as pessoas que pensam que podem ter HIV ou AIDS devem ir a uma clínica ou hospital para teste e aconselhamento.
- Na maioria dos países, as pessoas soropositivas obtêm ajuda e tratamento. Um medicamentochamado terapia anti-retroviral (TARV) ajuda-os a ter uma vida longa.
Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.
Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre otópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.
HIV e AIDS: O Que as Crianças Podem Fazer?
- DIVULGUE as mensagens sobre HIV E AIDS usando as suas próprias palavras e no seu próprioidioma!
- MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
- COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
- COLETE folhetos e informações sobre HIV e AIDS e compartilhe-os com sua comunidade.
- CONVIDE um profissional de saúde à sua escola para responder às suas perguntas sobre HIV e AIDS.
- ENCONTRE maneiras de ajudar as crianças afetadas pela AIDS em nossa comunidade.
- JOGUE o jogo Corda de Segurança e descubra comportamentos de risco que podem noscolocar em contato com o HIV.
- CRIE e JOGUE um jogo de Verdadeiro ou Falso sobre as maneiras como o HIV pode passar de pessoa para pessoa. Use as perguntas sugeridas no final para ajudar.
- APRENDA habilidades para a vida para nos ajudar a falar sobre amizades especiais e nossos sentimentos sexuais.
- JOGUE o jogo da Esquadra da Esperança e descubra quais comportamentos segurosescolheríamos para nos proteger do HIV em nossas amizades especiais.
- PENSE em todas as dificuldades que alguém com HIV ou AIDS tem que enfrentar e o quepodemos fazer para ajudar.
- ENCENE ser uma pessoas com HIV e descubra como é ser alguém com HIV.
- OUÇA e discuta histórias sobre pessoas que vivem com HIV e os problemas que enfrentam.
- FAÇA um Quiz para descobrir o que sabemos sobre HIV e AIDS.
- COMECE uma caixa de perguntas em sua classe para todas as perguntas sobre HIV e AIDS.
- FAÇA um cartaz para nossa escola sobre HIV e AIDS.
- FAÇA uma peça sobre uma menina chamada Meena ou um menino chamado Rajeev e sua mãeque tem HIV e como Meena convence sua mãe a ir à clínica para obter remédios TARV (terapiaanti-retroviral).
- INICIE um clube de ação do HIV e da AIDS para aumentar a conscientização em nossa escola eem nossas famílias.
- PERGUNTE: como funciona o nosso sistema imunológico. Que alimentos ajudam nossosistema imunológico a ficar forte e pronto para a ação? O que é HIV e o que é AIDS? O que asletras representam? O que acontece quando alguém descobre que tem HIV? O que acontecequando alguém desenvolve AIDS? Como o HIV é transmitido de pessoa para pessoa? Comonão é? Como podemos nos proteger contra isso? Como as pessoas são testadas e tratadaspara HIV? Como os medicamentos podem ajudar a reduzir o risco de as mães transmitirem o HIV para seus bebês? Como funciona a TARV (terapia anti-retroviral) e quando alguém devetomá-la? Quando e como nossas amizades se tornam relações sexuais? Como uma pessoa usaopreservativo corretamente (masculino / feminino)? Quais são as melhores maneiras deajudar nossos amigos e familiares que vivem com HIV a se manterem saudáveis e bem? Ondefica a clínica mais próxima que ajuda pessoas com HIV e AIDS?
Para obter mais informações sobre o jogo Corda de Segurança ou Esquadra da Esperança, um exemplo do jogo de Verdadeiro ou Falso, ou por qualquer outra razão, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.