100 Mensagens Sobre Saúde para Crianças Aprenderem e Compartilharem são mensagens educacionais simples direcionadas para crianças entre 8 e 14 anos de idade, incluindo, portanto, pré-adolescentes entre 10 e 14. Garantir que pré-adolescentes com idades entre 10 e 14 estejam bem informados é extremamente importante e útil, uma vez que essa faixa etária é muitas vezes responsável por cuidar de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão fazendo para ajudar suas famílias dessa forma.

As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Resfriados e Doenças, Vermes Intestinais, Água e Saneamento, Imunização, HIV e AIDS e Acidentes, Ferimentos e Desenvolvimento na Primeira Infância. Essas mensagens simples de saúde foram feitas para pais e educadores da saúde usarem com crianças em casa, nas escolas, em associações infantis e clínicas.

Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 1: CUIDADOS COM BEBÊS

  1. Faça brincadeiras, abrace, converse, ria e cante com bebês e crianças pequenas o máximo quepuder.
  2. Bebês e crianças pequenas ficam irritadas, com medo e choram facilmente e elas nãoconseguem expressar o que estão sentindo. Seja sempre carinhoso.
  3. Crianças pequenas aprendem rápido: como andar, como fazer sons, comer e beber. Ajude-as,mas também as deixe cometer erros.
  4. Meninas e meninos são importantes na mesma medida. Trate todos bem, especialmenteaquelas crianças que estão doentes ou que têm alguma deficiência.
  5. Crianças pequenas copiam o que as pessoas que estão a sua volta fazem. Tome conta de simesmo, se comporte bem perto das crianças e dê o exemplo.
  6. Quando crianças pequenas choram, sempre há uma razão (fome, medo, dor). Tente descobrira causa.
  7. Ajude as crianças pequenas a aprender brincando com números e jogos de palavras, pintandoe desenhando, na escola. Conte histórias, cante músicas e dance.
  8. Em um grupo, observe e anote em um caderno como os bebês se desenvolvem e quando elestêm suas primeiras experiências como falar, andar e conversar.
  9. Ajude a prevenir doenças auxiliando cuidadores e crianças mais velhas a cuidar dos bebês edas crianças pequenas conferindo se estão limpos (especialmente as mãos e o rosto), se estãobebendo água potável e comendo alimentos saudáveis o suficiente.
  10. Dê amor e carinho para os bebês e para as crianças, mas não se esqueça de que vocêtambém é importante.

Essas mensagens de saúde foram avaliadas por especialistas na área de educação em saúde e na área médica e estão disponíveis no site de saúde ORB.

Aqui estão algumas ideias de atividades para fazer com as crianças para que entendam mais sobre o assunto e compartilhem com outras pessoas.

 

Cuidados com bebês: O Que As Crianças Podem Fazer?

  • DIVULGUE as mensagens sobre Cuidados com bebês usando as suas próprias palavras e no seupróprio idioma!
  • MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
  • COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
  • DIVIDA em grupos de “meninos” e “meninas”; faça com que os meninos joguem jogos demeninas e as meninas joguem jogos de meninos. Depois, peça a ambos os grupos que discutamos jogos. Por exemplo, você concorda que os jogos sejam chamados de jogos DE MENINOS ou DEMENINAS? Por que sim ou por que não?
  • DISCUTA o que é um “bom” ou “mau” comportamento em casa ou na escola e porque sãoconsiderados dessa forma.
  • FAÇA cartazes para mostrar aos outros o que sabem sobre este assunto.
  • ORGANIZE competições de fabricação de brinquedos como móbiles, chocalhos, blocos deconstrução, bonecos, animais e livros ilustrados – em casa, na escola ou em gruposcomunitários.
  • FAÇA desenhos e cartazes para mostrar passos simples para prevenir doenças, como lavar asmãos com sabão, imunização e alimentação balanceada.
  • CRIE uma pequena peça de teatro sobre cuidadores brincando com crianças pequenas. Eles podem representar o diálogo entre duas mães: uma que acredita que crianças devem ficarquietas e uma que acredita que crianças devem brincar para serem saudáveis! Faça mímicas/encene uma emoção/sentimento apenas com gestos e expressões faciais para que outrascrianças adivinhem qual é o sentimento ou emoção.
  • PERGUNTE a pais e avós o que faz os bebês chorarem e rirem e compartilhe com a classe o queeles descobriram.
  • Uma classe ou grupo pode “ADOTAR UM BEBÊ” da comunidade local. A mãe visita o grupotodo mês para compartilhar como o bebê está crescendo.
  • INVENTE uma música para descrever etapas simples para prevenir doenças, como manter-selimpo e beber água potável e cante-a em casa com os irmãos mais novos.
  • Crianças MAIS VELHAS entrevistam os pais e perguntam o que foi mais difícil para eles aocuidar de seus bebês e crianças pequenas, e o que mais os ajudou.
  • PEÇA a um profissional de saúde ou a um professor de ciências para lhe contar mais sobrecomo o cérebro de um bebê se desenvolve.
  • As crianças MAIS VELHAS podem pedir aos idosos da comunidade que lhes ensinem canções, histórias e jogos, e cantem canções para bebés e crianças mais novas.
  • AS CRIANÇAS podem perguntar aos adultos o que eles acham que é importante fazer paraevitar que os bebês contraiam doenças.

Para mais informações, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.