100 Mensagens Sobre Saúde para Crianças Aprenderem e Compartilharem são mensagens educacionais simples direcionadas para crianças entre 8 e 14 anos de idade, incluindo, portanto, pré-adolescentes entre 10 e 14. Garantir que pré-adolescentes com idades entre 10 e 14 estejam bem informados é extremamente importante e útil, uma vez que essa faixa etária é muitas vezes responsável por cuidar de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão fazendo para ajudar suas famílias dessa forma.

As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Resfriados e Doenças, Vermes Intestinais, Água e Saneamento, Imunização, HIV e AIDS e Acidentes, Ferimentos e Desenvolvimento na Primeira Infância. Essas mensagens simples de saúde foram feitas para pais e educadores da saúde usarem com crianças em casa, nas escolas, em associações infantis e clínicas.

Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 5: DIARREIA

  1. A diarréia é um cocô aguado que é feito três ou mais vezes ao dia.
  2. A diarreia é causada por germes que entram na boca através de alimentos ou bebidascontaminadas ou pode ser causada por tocar a boca com os dedos sujos ou por usar colheres oucopos sujos.
  3. A perda de água e sais (fluidos) enfraquece o corpo. Se os líquidos não forem repostos, adiarreia pode matar crianças rapidamente por desidratação.
  4. A diarreia pode ser prevenida com a ingestão de bebidas extremamente seguras, comoágua potável, ou ainda água de coco e água fervida do arroz. Os bebês precisam de leite maternoacima de tudo.
  5. Uma criança com diarreia pode ter boca e língua secas, olhos fundos, sem lágrimas, peleflácida e mãos e pés frios. Os bebês também podem ter um ponto mole afundado na cabeça.
  6. Crianças que fazem mais de cinco cocôs aguados por dia, apresentam cocô com sangue ou quetambém começam a vomitar DEVEM ser atendidas por um profissional de saúde.
  7. SRO significa Solução de Reidratação Oral. Encontre SRO em clínicas e farmácias. Misture-o corretamente com água limpa e segura para fazer a melhor bebida para a diarreia.
  8. A maioria dos medicamentos contra a diarreia não funciona, mas os comprimidosde zinco param a diarreia de forma mais rápida em crianças com mais de 6 meses. As bebidas SRO DEVEM ser fornecidas também.
  9. Crianças pequenas com diarreia precisam de comida saborosa e amassada sempre quepossível para tornar seus corpos mais fortes.
  10. A diarréia pode ser prevenida amamentando os bebês, com bons hábitos de higiene,vacinação (especialmente contra o rotavírus e sarampo) e garantindo que a alimentação sejasegura.

Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.

Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre o tópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.

 

DIARREIA: O Que as Crianças Podem Fazer?

  • DIVULGUE as mensagens sobre DIARREIA usando as suas próprias palavras e no seu próprioidioma!
  • MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
  • COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
  • FAÇA uma Armadilha de Moscas simples para manter as moscas que carregam os germes longede nossa comida.
  • FAÇA um cartaz para mostrar aos outros os sinais de perigo de diarreia.
  • CRIE uma pequena peça sobre quando precisamos chamar o profissional de saúde para ajudar.
  • CRIE um jogo de tabuleiro para nos ajudar a aprender como parar a diarreia.
  • FAÇA kits de primeiros socorros, que tenham SRO, para casa e para a escola.
  • ENCENE duas mães falando sobre como ajudar seus bebês com diarreia a melhorar.
  • JOGUE um jogo para descrever a foto de um bebê com diarreia para testar o que sabemos sobreos sinais de desidratação.
  • OBSERVE como as plantas precisam de água para crescer – descubra o que acontece quando asplantas não recebem água.
  • AJUDE a prevenir a diarreia, higienizando os lugares em que vivem e o seu próprio corpo.
  • JOGUE O Jogo do Aperto de Mãos para descobrir o quão rápido os germes podem se espalhar.
  • PERGUNTE: por quanto tempo seus pais foram amamentados? Como tratamos a diarreia emcasa com SRO e zinco? Quais são os sinais de perigo que significam que precisamos obter ajudade um profissional de saúde? Que bebidas são seguras quando temos diarreia? Como podemostornar a água segura para beber usando a luz solar? Quais bebidas são seguras quando nãotemos SRO? O que são disenteria e cólera e como se propagam?

Para obter informações mais específicas sobre como fazer uma Armadilha de Moscas, sobre O Jogo do Aperto de Mãos, sobre a esterilização de água ao sol ou qualquer outra coisa, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.

 

Português Home