100 Mensagens Sobre Saúde para Crianças Aprenderem e Compartilharem são mensagens educacionais simples direcionadas para crianças entre 8 e 14 anos de idade, incluindo, portanto, pré-adolescentes entre 10 e 14. Garantir que pré-adolescentes com idades entre 10 e 14 estejam bem informados é extremamente importante e útil, uma vez que essa faixa etária é muitas vezes responsável por cuidar de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão fazendo para ajudar suas famílias dessa forma.

As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Resfriados e Doenças, Vermes Intestinais, Água e Saneamento, Imunização, HIV e AIDS e Acidentes, Ferimentos e Desenvolvimento na Primeira Infância. Essas mensagens simples de saúde foram feitas para pais e educadores da saúde usarem com crianças em casa, nas escolas, em associações infantis e clínicas.

Aqui estão as 10 mensagens no Tópico 6: ÁGUA E SANEAMENTO

  1. Para lavar bem as mãos, use água e um pouco de sabão. Esfregue por 10 segundos,enxágue e seque ao ar ou seque com um pano / papel limpo, não em roupas sujas.
  2. Lave bem as mãos antes de tocar na zona T do rosto (olhos, nariz e boca), pois é por onde osgermes entram no corpo. Evite tocar na zona T sempre que puder.
  3. Lave as mãos ANTES de preparar alimentos, comer ou dar comida a bebês, DEPOIS defazer xixi, cocô ou limpar um bebê, ou ainda depois de ajudar alguém que está doente.
  4. Mantenha seu corpo e roupas limpas e frescas. Mantenha suas unhas e dedos dos pés,dentes e orelhas, rosto e cabelo LIMPOS. Sapatos / chinelos protegem contra vermes.
  5. Mantenha o cocô e o xixi de humanos e animais longe das moscas, responsáveis por espalhar germes. Use as latrinas ou privadas e depois lave as mãos.
  6. Mantenha seu rosto limpo e fresco. Lave bem com um pouco de água limpa e sabão demanhã e à noite e lave novamente se as moscas zumbirem perto dos olhos que podem estarpegajosos.
  7. Não deixe água limpa e segura em contato com mãos ou copos sujos. Mantenha-asegura e livre de germes.
  8. A luz solar torna a água mais segura. Filtre a água para uma garrafa de plástico e deixe por 6 horas até que seja mais seguro beber.
  9. Quando puder, use o sol para secar e destruir germes em pratos e utensílios, após alavagem.
  10. Mate ou reduza as moscas, mantendo a casa e a comunidade livres de lixo e sujeira. Armazene o lixo com segurança até que seja coletado, queimado ou enterrado.

Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.

Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre otópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.

 

ÁGUA E SANEAMENTO: O Que as Crianças Podem Fazer?

  • DIVULGUE as mensagens sobre ÁGUA E SANEAMENTO usando as suas próprias palavras e noseu próprio idioma!
  • MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
  • COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
  • APRENDA uma música para ajudar a todos a aprender como lavar as mãos.
  • INVENTE e REALIZE uma peça para mostrar o que acontece com a Família Germe quando a Família Limpeza muda-se para a sua aldeia ou faz uma brincadeira sobre onde os germesgostam de se esconder.
  • AJUDE seus irmãos e irmãs mais novos e certifique-se de que eles sabem lavar as mãoscorretamente.
  • GASTE uma hora observando um grupo de pessoas e observe e registre quantas vezes elastocam seus rostos, suas roupas ou outras pessoas.
  • PENSE em todas as maneiras como os germes podem se espalhar das mãos para o corpo.
  • Trabalhem juntos em um plano para garantir que os banheiros da escola estejam limpos.
  • APRENDA como limpar a água usando um filtro.
  • FAÇA um plano para manter o complexo escolar limpo e sem lixo.
  • INICIE um clube de higiene na escola.
  • COMPARTILHE o que sabem sobre moscas, sujeira e germes com suas famílias.
  • MANTENHA o reservatório de água limpo e coberto e use sempre uma concha para retirarágua, nunca com um copo ou as mãos. Mostre aos seus irmãos e irmãs mais novos como tirarágua de uma vasilha ou recipiente.
  • Trabalhem juntos para fazer uma Torneira Improvisada!
  • COMO fazer um Luva de Banho para reter o sabão para lavar nossos corpos.
  • FAÇA uma Armadilha de Moscas com uma garrafa de plástico e um pouco de água com açúcarou cocô!
  • AJUDE a fazer água limpa para beber em casa usando a luz solar.
  • FAÇA um Filtro de Areia para limpar a água suja.
  • FAÇA um mapa do abastecimento de água em sua comunidade e determine se ela é segurapara beber ou não.
  • CONSTRUA um escorredor para panelas e pratos para que possam secar ao
  • PERGUNTE: como mantemos nossas mãos limpas e livres de germe? Temos sabão paralavar as mãos em casa? Quanto custa o sabonete na loja local? Como manter nosso corpolimpo? Como escovar os dentes? De onde vêm os germes, onde vivem e como seespalham? Como as moscas vivem, comem e se reproduzem? Como as moscascarregam sujeira nas pernas? Quais são as nossas fontes de água? Como podemos tornara água suja segura para beber? Onde podemos conseguir garrafas de plástico? Que pano podeser usado como filtro de água? Que práticas de higiene os membros da família usam aopreparar os alimentos? Quais são os locais da casa ou da comunidade que podem ter maisgermes?

Para obter informações mais específicas sobre a Armadilha de Moscas, a esterilização de água ao sol, sobre como fazer o Filtro de Areia, a Luva de Banho ou a Torneira Improvisada, ou qualquer outra coisa, entre em contato:  www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.

 

Português Home