100 Mensagens Sobre Saúde para Crianças Aprenderem e Compartilharem são mensagens educacionais simples direcionadas para crianças entre 8 e 14 anos de idade, incluindo, portanto, pré-adolescentes entre 10 e 14. Garantir que pré-adolescentes com idades entre 10 e 14 estejam bem informados é extremamente importante e útil, uma vez que essa faixa etária é muitas vezes responsável por cuidar de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão fazendo para ajudar suas famílias dessa forma.

As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Resfriados e Doenças, Vermes Intestinais, Água e Saneamento, Imunização, HIV e AIDS e Acidentes, Ferimentos e Desenvolvimento na Primeira Infância. Essas mensagens simples de saúde foram feitas para pais e educadores da saúde usarem com crianças em casa, nas escolas, em associações infantis e clínicas.

Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 8: VERMES INTESTINAIS

  1. Milhões de crianças têm vermes vivendo dentro de seus corpos, em uma parte docorpo chamada intestino e é aí que o alimento que comemos é usado por nosso corpo.
  2. Diferentes tipos de vermes podem viver em nossos corpos: lombrigas, vermestricurídeos, ancilostomídeos e Schistosoma (que causa a esquistossomose). Existem outros também!
  3. Os vermes podem fazer com que nos sintamos doentes ou fracos. Eles podemcausar dores de estômago, tosse, febre e enjoos.
  4. Vermes vivem dentro de seu corpo, então você pode não saber que estão lá, mas, àsvezes, você pode vê-los em seu cocô.
  5. Os vermes e seus ovos entram em nossos corpos de maneiras diferentes. Alguns entramatravés da comida ou bebida, como água não potável. Outros podem entrar através dospés descalços.
  6. Matar vermes com vermífugos é fácil e barato. O comprimido é administrado porprofissionais de saúde a cada 6 ou 12 meses, ou mais, para alguns vermes.
  7. Ovos de vermes vivem em xixi e cocô. Use privadas ou livre-se do xixi e cocô comsegurança. Lave as mãos com sabão depois de fazer suas necessidades e seajudar alguém mais jovem para que os ovos de vermes não entrem em contato comsuas mãos.
  8. Impeça que os vermes entrem em seu corpo lavando as mãos com sabão depois defazer xixi ou cocô e antes de preparar alimentos, comer ou beber, lavar frutas e vegetaise calçar sapatos.
  9. Alguns vermes vivem no chão, portanto, sempre lave as mãos com sabão após tocá-lo.
  10. Ao regar vegetais ou frutas para comer, use água sem risco de contaminação por urina oufezes.

Essas mensagens de saúde foram revisadas por educadores de saúde e médicos especialistas e também estão disponíveis no site de saúde ORB.

Aqui estão algumas idéias de atividades que as crianças podem realizar para entender mais sobre o tópico e compartilhar as mensagens com outras pessoas.

 

VERMES INTESTINAIS: O Que as Crianças Podem Fazer?

  • DIVULGUE as mensagens sobre VERMES INTESTINAIS usando as suas próprias palavras e noseu próprio idioma!
  • MEMORIZE as mensagens para que nunca as esqueça!
  • COMPARTILHE as mensagens com outras crianças e com as suas famílias!
  • USE “vote com os pés” para fazer nosso teste e descobrir o quanto você sabe sobreminhocas.
  • ESCUTE uma história sobre vermes para que possamos entender como podemos impedir asua propagação, lavando nossas mãos e lembrando-nos de usar nossos sapatos.
  • DESCUBRA como os alimentos são preparados em nossa escola e como o cozinheiromantém os alimentos seguros e livres de vermes.
  • SEMPRE use a privada ou a latrina para impedir que os ovos de vermes se espalhem pelococô que entra no solo e na água.
  • LAVAR as mãos adequadamente só é possível com água, sabão e panos ou toalhas limpos.
  • FAÇA uma pesquisa para descobrir o que as pessoas de suas famílias sabem sobre vermes.
  • INVENTE um teatro sobre Vermes Malvados e sobre como as crianças podem impedir queos Vermes Malvados contaminem a comida de sua família.
  • FAÇA cartazes para mostrar como manter a comida segura e livre de vermes através dahigienização dos alimentos antes de comer vegetais crus e do cozimento adequado da carnee da preparação da comida.
  • DESCUBRA como fazer uma Torneira Improvisada e um Posto de Lavagem das Mãos parasua família, sala de aula ou grupo.
  • FAÇA uma música sobre como impedir a propagação de vermes ou sobre a lavagem dasmãos para nos lembrar quando e como lavar as mãos.
  • FAÇA um cartaz para nos lembrar de lavar os vegetais e as frutas antes de comê-los ouprepará-los.
  • FAÇA uma encenação ou show de marionetes sobre como podemos impedir a propagaçãode vermes.
  • CRIE e JOGUE um jogo de palavras chamado Preencha as Lacunas para testar nossosconhecimentos sobre vermes ou CRIE e FAÇA um Quiz para descobrir se sabemos quandolavar as mãos antes de fazer algo e quando lavar as mãos depois de fazer algo. Use asperguntas abaixo para ajudar.
  • PERGUNTE: como nossos corpos usam os alimentos que comemos? O quão longo é onosso intestino grosso? Como os vermes pegam nossa comida? O quão grande uma têniapode ficar? Quantos tipos de vermes você conhece? Que tipos de vermes são mais comunsonde você mora? Quais são os sinais de que você pode ter vermes? Onde você pode obterremédios contra vermes e quem precisa tomá-los? Quantos ovos um verme pode botartodos os dias? Os vermes podem tirar outros nutrientes, como a vitamina A, de nossoscorpos e também dos alimentos – você pode descobrir para que precisamos de vitamina A? Os bebês vermes são chamados de larvas. Quais larvas de verme entram em nossos corposatravés de nossa pele? Como usar a privada ou a latrina e se livrar do cocô com segurançaajuda a impedir a propagação de vermes? Nossa escola tem dias de desparasitação? Quedias são? Por que todo mundo toma vermífugo no mesmo dia? Quantas crianças nomundo têm vermes? Por que é importante impedir a propagação de vermes? Sobre nossosistema digestivo – como funciona e o que os vermes fazem para impedi-lo de funcionar? Quão pequeno é um ovo de verme? Qual é a menor coisa que você conhece? Comopodemos saber se a água está limpa ou suja? O que as plantas precisam para crescer? Como podemos fazer fertilizantes que sejam seguros para nutrir as plantas?

Para obter mais informações sobre como fazer a Torneira Improvisa, o Posto de Lavagem das Mãos, o jogo Preencha as Lacunas, ou por qualquer outra razão, por favor, entre em contato: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.

 

Português Home