As 100 Mensagens sobre Saúde para as Crianças Aprenderem & Partilharem são mensagens educacionais simples e confiáveis ​​destinadas a crianças de 8 a 14 anos. Portanto, isto inclui jovens adolescentes com idades entre 10 a 14 anos. Sentimos que é especialmente útil e importante garantir que jovens adolescentes com idades entre 10 e 14 anos sejam informados, porque essa faixa etária geralmente cuida de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão a fazer para ajudar as suas famílias nesse aspecto.

As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos principais de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Constipações & Patologias, Vermes Intestinais, Água & Saneamento, Imunização, HIV & Sida e Acidentes, Lesões e Desenvolvimento Infantil Precoce. As mensagens simples sobre saúde são para que pais e educadores de saúde as usem com crianças em casa, nas escolas, associações e clínicas.

Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 1: CUIDAR DE BEBÉS

  1. Faça jogos, dê carinho, converse, ria e cante com bebés e crianças pequenas o máximo que puder.
  2. Bebés e crianças pequenas ficam zangados, com medo e choram com facilidade, e não conseguem explicar os seus sentimentos. Seja sempre gentil.
  3. As crianças pequenas aprendem rapidamente: como andar, fazer sons, comer e beber. Ajude-as, mas deixe-as cometer erros básicos também!
  4. Todas as meninas e todos os rapazes são tão importantes quanto os outros. Trate todos bem, especialmente as crianças doentes ou com deficiências.
  5. Crianças pequenas copiam as acções daqueles ao seu redor. Cuide de si, comporte-se bem perto deles e mostre-lhes bons caminhos.
  6. Quando as crianças pequenas choram, há uma razão (fome, medo, dor). Tente descobrir o porquê.
  7. Ajude a preparar as crianças pequenas para o aprendizado na escola ao brincar de jogos de números e palavras, pintura e desenho. Conte-lhes histórias, cante músicas e dance.
  8. Em grupo, assista e anote num caderno como um bebé cresce e passa para a fase de criança pequena e quando é que ele faz as “primeiras” coisas importantes como falar, andar e conversar.
  9. Ajude a prevenir doenças ao ajudar os adultos responsáveis e crianças mais velhas a verificar se os bebés e crianças pequenas estão limpos (especialmente as mãos e a cara), bebem água potável e comem uma quantidade suficiente de bons alimentos.
  10. Dê carinho aos bebés e crianças pequenas mas não se esqueça de si mesmo. Você também é importante.

Estas mensagens de saúde foram revistas por especialistas em saúde e médicos especialistas, e estão disponíveis no sítio sobre saúde da ORB.

Aqui estão algumas ideias de actividades que as crianças podem fazer para entender mais sobre o assunto e partilhar as mensagens com outras pessoas.

Cuidar de bebés: O Que As Crianças Podem Fazer?

  • FAZER as suas próprias mensagens sobre Cuidar de Bebés em suas próprias palavras e na sua própria linguagem!
  • MEMORIZAR as mensagens para que nunca as esqueçamos!
  • PARTILHAR as mensagens com outras crianças e nossas famílias!
  • DIVIDIR em grupos de “meninos” e “meninas”; peça aos meninos que brinquem “jogos de meninas” e às meninas que brinquem “jogos de meninos”. Depois, os dois grupos debatam sobre os jogos. Por exemplo, você concorda com os jogos que estão a ser chamados jogos de MENINOS ou MENINAS? Por que sim ou por que não?
  • DISCUTIR o “bom” e “mau” comportamento em casa ou na escola e por que eles são descritos dessa forma.
  • FAZER cartazes para mostrar aos outros o que sabemos sobre esse assunto.
  • ORGANIZAR Competições de Fabricação de Brinquedos como celulares, chocalhos, blocos de construção, bonecas, animais e livros ilustrados – em casa, nas escolas ou em grupos comunitários.
  • FAZER desenhos e cartazes para mostrar passos simples para prevenir doenças, como lavar as mãos com sabão, imunizar e fazer uma dieta balanceada.
  • FAZER uma pequena peça sobre os responsáveis a brincar com as crianças pequenas. Eles podem encenar o diálogo entre duas mães; uma que acredita que as crianças pequenas devem ser mantidas caladas e outra que acredita em se divertir! Fazer mímica/representar uma emoção/sentimento apenas com gestos e expressões faciais. Outras crianças adivinham de que sentimento ou emoção se trata.
  • PERGUNTAR aos pais e avós porquê e o que faz os bebés chorarem e rirem e partilhar com a turma o que descobriram.
  • Uma turma ou grupo pode ADOPTAR UM BEBÉ da comunidade local. A mãe visita o grupo a cada mês para partilhar como o bebé está a crescer.
  • FAZER uma música para descrever passos simples para prevenir doenças, como manter a água limpa e potável, e cantá-la em casa com os irmãos mais novos.
  • As CRIANÇAS MAIS VELHAS entrevistam os pais e perguntam o que foi mais difícil para eles quando cuidaram dos seus bebés e crianças pequenas, e o que mais as ajudou.
  • PEDIR para que um profissional de saúde ou um professor de ciências lhe conte mais sobre como o cérebro de um bebé desenvolve-se.
  • As CRIANÇAS MAIS VELHAS podem pedir aos idosos da comunidade que lhes ensinem canções, histórias e jogos, e cantem músicas para os bebés e crianças pequenas.
  • As CRIANÇAS podem perguntar aos adultos o que eles acham que é importante fazer para evitar que os bebés contraiam doenças.

Para mais informações por favor contacte www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.

Português Home