As 100 Mensagens sobre Saúde para as Crianças Aprenderem & Partilharem são mensagens educacionais simples e confiáveis ​​destinadas a crianças de 8 a 14 anos. Portanto, isto inclui jovens adolescentes com idades entre 10 a 14 anos. Sentimos que é especialmente útil e importante garantir que jovens adolescentes com idades entre 10 e 14 anos sejam informados, porque essa faixa etária geralmente cuida de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão a fazer para ajudar as suas famílias nesse aspecto.

As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos principais de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Constipações & Patologias, Vermes Intestinais, Água & Saneamento, Imunização, HIV & Sida e Acidentes, Lesões e Desenvolvimento Infantil Precoce. As mensagens simples sobre saúde são para que pais e educadores de saúde as usem com crianças em casa, nas escolas, associações e clínicas.

Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 4: MALÁRIA

  1. A malária é uma doença disseminada pela picada de um mosquito infectado.
  2. A malária é perigosa. Ela causa febre e pode matar, especialmente crianças e mulheres grávidas.
  3. Previna a malária ao dormir em redes mosquiteiras tratadas com insecticidas que matam mosquitos e os impedem de morder.
  4. Os mosquitos da malária costumam morder entre o pôr-do-sol e o nascer do sol.
  5. Quando as crianças contraem malária, elas podem crescer e se desenvolver mais lentamente.
  6. Existem três tipos de pulverização de insecticidas para matar os mosquitos da malária: nas casas, no ar e na água.
  7. Os sinais da malária são febres altas, dores de cabeça, dores musculares, estomacais e calafrios. Testes e tratamentos rápidos salvam vidas.
  8. A malária pode ser prevenida e tratada com remédios conforme indicado por um profissional de saúde.
  9. A malária vive no sangue de uma pessoa infectada e pode causar anemia, o que a torna cansada ​​e fraca.
  10. As pílulas anti maláricas podem prevenir ou reduzir a malária e a anemia em locais e, às vezes, quando há muita malária numa comunidade.

Estas mensagens de saúde foram revistas por especialistas em saúde e médicos especialistas, e estão disponíveis no sítio sobre saúde da ORB.

Aqui estão algumas ideias de actividades que as crianças podem fazer para entender mais sobre o assunto e partilhar as mensagens com outras pessoas.

MALÁRIA: O Que as Crianças Podem Fazer?

  • FAZER as nossas próprias mensagens sobre MALÁRIA usando as nossas próprias palavras na nossa própria língua!
  • MEMORIZAR as mensagens para que nunca as esqueçamos!
  • PARTILHAR as mensagens com outras crianças e as nossas famílias!
  • FAZER cartazes para mostrar aos outros como a malária se espalha e como podemos nos juntar à luta para prevenir a malária!
  • CRIAR histórias ou jogos sobre o ciclo de vida do mosquito para contar ou encenar para as outras crianças!
  • FAZER cartazes para mostrar como usar e cuidar de redes mosquiteiras tratadas com insecticida!
  • CONTAR histórias e fazer cartazes para mostrar aos outros como evitar mordidas de mosquitos.
  • CRIAR histórias ou dramas para mostrar como uma criança reconhece os sinais da malária em outra criança e pede aos adultos para levá-la para um teste!
  • CRIAR histórias ou dramas sobre os sinais de malária e anemia, como os vermes levam à anemia e como a malária também leva à anemia.
  • FAZER cartazes sobre alimentos ricos em ferro na nossa comunidade.
  • AJUDAR as crianças menores a ficar sob a rede quando os mosquitos estiverem a morder!
  • Certificar-se de que as redes estejam bem encaixadas na cama e não tenham buracos!
  • CRIAR histórias ou dramatizar sobre por que as pessoas gostam ou não das redes mosquiteiras e o que elas acreditam que estas fazem ou não!
  • ORGANIZAR uma campanha para mostrar às pessoas como usar as redes mosquiteiras!
  • CONVIDAR um profissional de saúde a visitar a nossa escola e conversar com crianças mais velhas sobre redes mosquiteiras e testes!
  • USAR música, dança e dramatização para partilhar as mensagens com os outros!
  • PERGUNTAR quantas pessoas da nossa família tiveram malária? Como podemos prevenir a malária? Como e quando pendurar redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração (LLINs) e usar redes nas janelas e como elas funcionam? Quando as pessoas podem obter LLINs na comunidade? Como a malária mata? Porquê a malária é especialmente perigosa para mulheres grávidas e crianças? O que os profissionais de saúde dão às mulheres que estão a ter um bebé para impedi-las de contrair malária e quando elas recebem isso? Como o ferro e os alimentos ricos em ferro (carne, alguns cereais e vegetais de folhas verdes) ajudam a prevenir a anemia? Como as pessoas podem proteger- se umas às outras e das picadas do mosquito? Como se designam os testes especiais para verificar se a malária está presente no sangue?

Para mais informações por favor contacte www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.

Português Home