As 100 Mensagens sobre Saúde para as Crianças Aprenderem & Partilharem são mensagens educacionais simples e confiáveis ​​destinadas a crianças de 8 a 14 anos. Portanto, isto inclui jovens adolescentes com idades entre 10 a 14 anos. Sentimos que é especialmente útil e importante garantir que jovens adolescentes com idades entre 10 e 14 anos sejam informados, porque essa faixa etária geralmente cuida de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão a fazer para ajudar as suas famílias nesse aspecto.

As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos principais de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Constipações & Patologias, Vermes Intestinais, Água & Saneamento, Imunização, HIV & Sida e Acidentes, Lesões e Desenvolvimento Infantil Precoce. As mensagens simples sobre saúde são para que pais e educadores de saúde as usem com crianças em casa, nas escolas, associações e clínicas.

Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 5: DIARREIA

  1. A diarreia são fezes aguadas que acontecem três ou mais vezes por dia.
  2. A diarreia é causada por germes que entram pela boca através de alimentos ou bebidas contaminadas ou por tocar a boca com os dedos sujos ou usar colheres ou copos sujos.
  3. A perda de água e sais (fluidos) torna o corpo fraco. Se os fluidos não forem substituídos, a diarreia pode matar rapidamente crianças pequenas por desidratação.
  4. A diarreia pode ser evitada com bebidas extra seguras, como água potável, água de coco ou de arroz. Os bebés precisam de leite materno acima de tudo.
  5. Uma criança com diarreia pode ter a boca e língua seca, olhos encovados, sem lágrimas, pele solta e mãos e pés frios. Os bebés também podem ter uma parte suave e afundada na cabeça.
  6. As crianças que fazem mais de cinco vezes fezes aquosas por dia ou fezes de sangue ou que comecem a vomitar também DEVEM ser vistas por um profissional de saúde.
  7. ORS significa Solução Oral de Reidratação. Encontre ORS em clínicas e farmácias. Misture-o correctamente com água limpa e segura para fazer a melhor bebida para tratar a diarreia.
  8. A maioria dos medicamentos para diarreia não funciona, mas os comprimidos de zinco param a diarreia mais cedo para crianças acima de 6 meses. Bebidas ORS também DEVEM ser dadas.
  9. As crianças pequenas com diarreia precisam de comida saborosa e esmagada o mais rápido possível para fortalecer os seus corpos.
  10. A diarreia pode ser prevenida ao amamentar os bebés, com bons hábitos de higiene, imunização (especialmente contra o rotavírus e o sarampo) e garantir que a comida seja segura.

Estas mensagens de saúde foram revistas por especialistas em saúde e médicos especialistas, e estão disponíveis no sítio sobre saúde da ORB.

Aqui estão algumas ideias de actividades que as crianças podem fazer para entender mais sobre o assunto e partilhar as mensagens com outras pessoas.

DIARREIA: O Que as Crianças Podem Fazer?

  • FAZER as nossas próprias mensagens sobre DIARREIA usando as nossas próprias palavras na nossa própria língua!
  • MEMORIZAR as mensagens para que nunca as esqueçamos!
  • PARTILHAR as mensagens com outras crianças e as nossas famílias!
  • FAZER uma simples Armadilha de Moscas para manter as moscas que carregam germes longe da nossa comida.
  • FAZER um cartaz para mostrar aos outros os sinais de perigo da diarreia.
  • CRIAR um pequeno jogo sobre quando precisamos chamar o profissional de saúde para ajudar.
  • FAZER um jogo de cobras e escadas para nos ajudar a aprender como parar a diarreia.
  • FAZER um Kit de Primeiros Socorros para casa e escola que tenha ORS.
  • INTERPRETAÇÃO de duas mães a falar sobre como ajudar os seus bebés a melhorar da diarreia.
  • JOGAR um jogo para identificar a foto de um bebé com diarreia para testar o que sabemos sobre os sinais de desidratação.
  • VER como as plantas precisam de água para crescer – descobrir o que acontece quando as plantas não têm água.
  • AJUDAR a prevenir a diarreia, mantendo-nos e aos lugares em que vivemos, limpos.
  • JOGAR O Jogo do Aperto de Mão para descobrir com que rapidez os germes podem se espalhar.
  • PERGUNTAR: Por quanto tempo nossos pais foram amamentados? Como tratamos a diarreia em casa com SRO e zinco? Quais são os sinais de perigo que significam que precisamos de ajuda de um profissional de saúde? Que bebidas são seguras quando temos diarreia? Como podemos tornar a água segura para beber usando a luz solar? Que bebidas são seguras quando não temos nenhum ORS? O que são disenteria e cólera e como elas se espalham?

Para informações mais específicas sobre como fazer uma Armadilha de Moscas, O Jogo do Aperto de Mão ou sobre esterilização da água ao sol ou sobre qualquer outra coisa, por favor contacte: www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.

Português Home