As 100 Mensagens sobre Saúde para as Crianças Aprenderem & Partilharem são mensagens educacionais simples e confiáveis ​​destinadas a crianças de 8 a 14 anos. Portanto, isto inclui jovens adolescentes com idades entre 10 a 14 anos. Sentimos que é especialmente útil e importante garantir que jovens adolescentes com idades entre 10 e 14 anos sejam informados, porque essa faixa etária geralmente cuida de crianças pequenas nas suas famílias. Além disso, é importante reconhecer e elogiar o trabalho que estão a fazer para ajudar as suas famílias nesse aspecto.

As 100 mensagens incluem 10 mensagens em cada um dos 10 tópicos principais de saúde: Malária, Diarreia, Nutrição, Tosses Constipações & Patologias, Vermes Intestinais, Água & Saneamento, Imunização, HIV & Sida e Acidentes, Lesões e Desenvolvimento Infantil Precoce. As mensagens simples sobre saúde são para que pais e educadores de saúde as usem com crianças em casa, nas escolas, associações e clínicas.

Aqui estão as 10 mensagens do Tópico 9: PREVENÇÃO DE ACIDENTES E LESÕES

  1. As áreas da cozinha são perigosas para crianças pequenas. Mantenha-as longe de incêndios e de objectos pontiagudos ou pesados.
  2. As crianças precisam de evitar inalar o fumo de incêndios. Ele causa doenças e tosse.
  3. Qualquer coisa venenosa deve ser mantida fora do alcance das crianças. Não coloque substâncias venenosas em garrafas vazias de refrescos.
  4. Se uma criança for queimada, coloque água fria na queimadura imediatamente até a dor diminuir (por 10 minutos ou mais).
  5. Veículos e bicicletas matam e ferem crianças todos os dias. Tenha atenção aos veículos e mostre aos outros como estar seguro também.
  6. Cuidado com os perigos para crianças pequenas, como facas, vidro, tomadas eléctricas, arame, pregos, alfinetes, etc.
  7. Impeça as crianças pequenas de comerem sujidade ou de colocarem pequenas coisas dentro ou perto de suas bocas (por exemplo, moedas, botões), pois podem bloquear a respiração.
  8. Impeça as crianças pequenas de brincarem perto de água onde elas possam cair (rios, lagos, lagoas, poços).
  9. Crie um kit de primeiros socorros para casa ou para a escola (sabonete, tesoura, creme desinfectante e anti-séptico, algodão, termómetro, ligaduras/ gessos e SRO).
  10. Quando você vai a algum lugar novo com uma criança pequena, fique atento! Olhe e pergunte sobre os perigos para as crianças

Estas mensagens de saúde foram revistas por especialistas em saúde e médicos especialistas, e estão disponíveis no sítio sobre saúde da ORB.

Aqui estão algumas ideias de actividades que as crianças podem fazer para entender mais sobre o assunto e partilhar as mensagens com outras pessoas.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES E LESÕES: O Que as Crianças Podem Fazer?

  • FAZER as nossas próprias mensagens de PREVENÇÃO DE ACIDENTES E LESÕES usando as nossas próprias palavras na nossa própria língua!
  • MEMORIZAR as mensagens para que nunca as esqueçamos!
  • PARTILHAR essas mensagens com outras crianças e nossas famílias!
  • FAZER cartazes sobre como guardar matérias venenosas em segurança: como armazená-los, rotulá-los e mantê-los longe das crianças.
  • FAZER um Kit de Primeiros Socorros que possamos usar se alguém ferir-se.
  • FAZER brinquedos que sejam seguros para as crianças brincarem.
  • FAZER uma corda e flutuar para o rio ou lago de modo que possa ser usada em caso de emergência.
  • FAZER uma Estação de Primeiros Socorros para a nossa escola.
  • CRIAR uma campanha de segurança para conscientizar as pessoas sobre a segurança das crianças.
  • FAZER uma pesquisa para descobrir onde na nossa comunidade há água que pode colocar as crianças em risco de afogamento, e o que pode ser feito para mantê-las seguras
  • JOGAR o Mas por Que? Jogo sobre acidentes em casa.
  • PENSAR em maneiras de tornar as nossas casas mais seguras e partilhar ideias através de cartazes, músicas e peças de teatro.
  • PROCURAR SABER de um profissional de saúde o que precisamos num Kit de Primeiros Socorros para casa e escola.
  • CRIAR e JOGAR Descubra os Perigos num cartaz ou esboço e ver se podemos encontrar todos os riscos de acidentes.
  • COMEÇAR uma campanha para aumentar a conscientização sobre a segurança das crianças nas estradas.
  • DRAMATIZAR sobre o facto de se estar ciente da segurança quando estamos a cuidar de uma criança.
  • APRENDER Primeiros Socorros básicos para que possamos ajudar numa situação de emergência, fazer uma dramatização para desenvolver e praticar as nossas habilidades de primeiros socorros e partilhá-las com a nossa família e amigos.
  • MAPEAR e ENCONTRAR quaisquer perigos para as crianças nas nossas casas.
  • PARTILHAR o que sabemos sobre os riscos de lesões nas crianças pequenas com os adultos.
  • SABER o que fazer quando um bebé está a sufocar e mostrar aos nossos pais, avós e irmãos e irmãs.
  • APRENDER a identificar perigos comuns onde há risco de queimaduras, quedas, afogamentos ou estradas com muito tráfego.
  • PERGUNTAR quais são os riscos de queimaduras em casa? O que devemos fazer se alguém se queimar? Como manter as crianças seguras de coisas e líquidos quentes na cozinha? As pessoas mantêm bebés e crianças pequenas longe de perigos na nossa comunidade? – Como? Por que os bebés e crianças pequenas correm maior risco de se engasgarem em relação as mais velhas ou adultos? Como podemos ajudar alguém que está com problemas na água sem colocarmo-nos em risco?

Para informações mais específicas sobre como fazer a Torneira Suspensa ou o que incluir em um Kit de Primeiros Socorros ou um exemplo de Cartaz de Descubra os Perigos, por favor contacte www.childrenforhealth.org ou clare@childrenforhealth.org.

Português Home